Fatel

Notícias

5 dicas financeiras para pequenos empresários

Acompanhar e analisar as finanças da empresa são algumas das tarefas mais importantes que o empreendedor tem em sua rotina.

Acompanhar e analisar as finanças da empresa são algumas das tarefas mais importantes que o empreendedor tem em sua rotina. São elas que possibilitam saber se há prejuízos, se os custos estão elevados, se os preços estão adequados, entre outras coisas. Pensando nisso, fizemos uma lista de dicas financeiras que pode ajudar a aprimorar a gestão do seu negócio. Continue acompanhando e confira.

Faça um controle rigoroso do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle que aponta quais foram as entradas e saídas de capital em determinado período. Para que ele seja mais preciso, é necessário registrar tudo que é realizado — mesmo as transações de pequeno valor, que podem ser consideradas insignificantes a princípio —, além de fazer uma revisão diária, reduzindo as chances de esquecer algum lançamento.

Com essa análise em dia, o gestor pode avaliar melhor como o dinheiro está sendo gasto, se alguns custos são supérfluos, se as receitas estão satisfatórias e se a empresa está operando com lucro ou prejuízo, por exemplo. Tudo isso facilita o processo de tomada de decisão e a elaboração de um planejamento mais objetivo.

Encontre o equilíbrio entre as contas a pagar e a receber

Um grande desafio de muitas empresas menores é encontrar um bom equilíbrio entre as contas a receber e as contas a pagar. O segredo para garantir que esse controle seja eficaz é programar os compromissos com data mais longa enquanto os recebimentos são feitos em um prazo menor. Ou seja, tente sempre antecipar as entradas de capital e postergar as saídas.

Dessa forma, evita-se o risco de que, na data do pagamento de uma conta, não haja dinheiro disponível para pagá-la, prejudicando as finanças.

Faça uma boa gestão de estoque

Por ser uma área diretamente relacionada às atividades operacionais, a gestão de estoque acaba não tendo o foco necessário nas análises das finanças da empresa. Porém, as decisões tomadas para esse setor e seus resultados impactam diretamente na realidade econômica da companhia e, por isso, essa é uma das dicas financeiras mais importantes.

Afinal, é preciso usar uma parte do capital de giro para compor o estoque e qualquer excesso, perda ou obsolescência representa desperdício de dinheiro. Por outro lado, a falta de produtos faz com que vendas sejam perdidas, impactando no faturamento. Assim, é preciso ter uma gestão de estoque eficiente para encontrar o ponto em que não haja perdas financeiras.

Acompanhe análises financeiras

Existem alguns demonstrativos (como a DRE e o balanço patrimonial, por exemplo) que ajudam o empreendedor a verificar a saúde financeira do seu negócio, além de serem necessários para a prestação de contas ao Governo.

Além desses controles, vale acompanhar alguns indicadores de desempenho, que ajudam a compor uma visão ainda mais apurada a respeito dos resultados alcançados. Exemplos mais comuns deles são indicadores de faturamento, custos, lucratividade, inadimplência e rentabilidade.

Invista em tecnologia

A tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais para atender a empresas e ajudar empreendedores a tornar suagestão mais eficiente. Para tanto, é possível contar com soluções que ajudam na gestão financeira, automatizando as atividades, facilitando os controles e gerando relatórios, que fornecem dados a respeito de cada rotina empresarial.

Além disso, esses softwares tornam os processos menos suscetíveis a erros, fazendo com que as informações sejam mais confiáveis, seguras e precisas.

No artigo de hoje, fornecemos apenas algumas dicas financeiras para que empreendedores possam cuidar melhor dos seus negócios e obter resultados cada vez mais satisfatórios. Porém, vale sempre buscar meios de aprimorar a gestão e, principalmente, evitar cometer erros que podem comprometer o futuro da empresa.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.3598 5.4098
Atualizado em: 29/03/2024 03:06