Fatel

Notícias

A incógnita das profissões com a tecnologia da informação

Certo dia, exatamente no dia 28/12/2018, estávamos conversando, eu e meu neto de 1 ano e 11 meses

“O know how de ontem transforma a eficiência de hoje e afeta positivamente a sapiência de amanhã e desnuda uma Nação sem investimento sólido em EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.”(Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

Introdução

Certo dia, exatamente no dia 28/12/2018, estávamos conversando, eu e meu neto de 1 ano e 11 meses, e externava a minha preocupação diante dos acontecimentos com a utilização da Inteligência Artificial que afeta as empresas e as profissões em face da fragilidade da educação/cultura e diante desse evento, requer uma necessidade da rápida evolução exigível no exíguo espaço temporal, deixando Mercado e Profissões em pânico. E observei que ele estava assistindo em seu tablet, um vídeo infantil da Galinha Pintadinha, e notei que ele cantava e dançava com o desenho, conforme pedia o personagem, mesmo com sua limitação conseguia interagir com o desenho, e com o dedo indicador de sua mão esquerda comandava outros desenhos de sua escolha, demonstrando seu vasto conhecimento em seu PNL (Programa Neuro Linguístico) junto aos vídeos de sua escolha.

Observei ainda, que em cada vídeo/desenho ele fixava seu olhar, franzia a testa e em seguida atendia repetindo o cenicismo do personagem de cada vídeo quer seja batendo palmas, batendo os pés, repetindo a música, mesmo incompreensível e conforme sua limitação, isso comprova a capacidade do SER HUMANO quando se apresenta em desafio.

Nesse momento entendi que são as dificuldades e obstáculos que induzem ao homem o uso do seu raciocínio criativo na sua capacidade de sobreviver possibilitando sua sustentabilidade e continuidade de sua espécie.

Esse fato me levou a refletir sobre a Teoria da Evolução das Espécies (Charles Darwin) agregada a Teoria da Transformação (Lavoisier), e observei que diante dos obstáculos e adversidades o SER HUMANO se supera na obtenção da melhor solução para o problema, respeitada a sua limitação.

Maior racionalidade obtive, quando refletia sobre a Teoria da Ação e Reação (Isaac Newton), com a Teoria da Relatividade (Albert Einstein) agregada a Teoria da Proporcionalidade dos Elementos (Prust), que me ajudaram a entender determinados problemas da Tecnologia da Informação, quanto á busca de sua solução.

É fato que uma mente de um profissional deve está treinada, capacitada e qualificada através de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, para a obtenção dos resultados positivos em qualquer equação que o desafie.

O mundo globalizado não espera por ninguém e aqueles que dele dependem devem se adequar conforme necessidades com o uso dos recursos á sua disposição, e temo que até mesmo a maior quantidade de LIXO resultante sofrerá sua reciclagem para aproveitamento futuro.

Mundo Moderno

Com a Tecnologia da Informação, sistema binário, algoritmo, nanotecnologia, robotização, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e mídias, o mundo mudou rapidamente, e as transações comerciais ganhou a velocidade virtual produzindo resultados inesperados.

As empresas devem se adequar as intempéries e devem rever suas estratégias, sob pena, de maior risco sofrer diante da nova realidade. O mesmo acontece com o Profissional, que deve evoluir conjuntamente com os avanços tecnológicos e procurar de todas as formas a sua sobrevivência no Mercado Globalizado.

TODAS as profissões serão afetadas com a aplicação da Inteligência Artificial, consequentemente a VIDA será afetada em todas as nuances, empresas (públicas e privadas), profissões, trabalho, emprego, atividades econômicas, políticas e sociais.

É evidente que muitos não devem acompanhar essa evolução, haja vista sua modalidade de vida e sua atividade laboral em desenvolvimento, esses farão parte de uma estatística negativa que ficará na história.

“Todos os aspectos das nossas vidas serão transformadas, e isso pode ser o maior evento na história da nossa civilização” (Stephen Hawking)

Foi taxativo e racional quando definiu como a QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, gerada pela importância da Inteligência Artificial no mundo moderno, onde os fatos virtuais elegem até mesmo um Presidente.

EMPRESAS

No mundo globalizado as empresas buscam melhores resultados, reduzir CUSTOS e DESPESAS, elevar a produtividade, obter maior e melhor retorno do Capital investido.

A busca de profissionais capacitados e qualificados com perfil adequado, que possa agregar valor a empresa é a bandeira principal dos head hunters integrantes da gestão de recursos humanos.

A inteligência artificial é um meio da tecnologia da informação para conceder a empresa melhores resultados.

No governo que se inicia no Brasil as empresas de qualquer porte ou tamanho deve rever suas estratégias o mais urgente possível, não haverá espaço para a sonegação tributária e a economia informal, pois o governo precisa elevar a arrecadação.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL num conceito básico é uma área da CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO responsável pelo desenvolvimento de sistemas que simula a capacidade humana de resolver problemas.

PROFISSIONAIS

O capital humano, precisa de adaptar a inteligência artificial, pois o tempo é irreversível, o profissional deve entender que sua inserção no mundo globalizado exige sua melhor performance profissional, isso inclui novas habilidades, competências, eixo prático, tecnologia da informação, inteligência artificial, criatividade e idiomas, é o mínimo aceitável básico para a aceitação ao mercado de trabalho.

Citamos abaixo alguns conhecimentos básicos que devemos conviver:

  1. Sistema Especialista;
  2. Visão Computacional;
  3. Machine Learning;
  4. Algoritmos Genéticos;
  5. Processamento de Linguagem Natural;
  6. Sistemas Multiagentes;
  7. Mineração de Dados;
  8. Lógica Fuzzy;
  9. Raciocínio Baseado em Casos;
  10. Resolução de Problemas por ei onde Busca;
  11. Redes Neurais;
  12. Robótica.

Obs: Fonte Treinamento

Devemos entender que a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL apresenta soluções sustentáveis para melhorar a produtividade e o crescimento dos eventos econômicos e sociais.

Sua lógica racional funcional trabalha com a evolução dos itens abaixo;

PERCEBER – Visão computacional e processamento de áudio;

COMPREENDER – Processamento de linguagens naturais e representação de conhecimentos;

AGIR – Aprendizagem automática e sistemas especialistas.

Ressalta que qualquer profissional que doravante queira adentrar no mercado de trabalho deve se capacitar e se qualificar para uma vida profissional agregada a inteligência artificial, que norteia as atividades econômicas de todas as empresas de qualquer porte ou tamanho, pois isso é um fato verossímil.

Todas as IES, Centro, Universidade, Instituto, Faculdade, que ofereçam curso tecnólogo, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e PHD, deve rever seus cursos o mais breve possível, assim como o perfil de seus docentes.

CONCLUSÃO

Com a existência e inserção da Inteligência Artificial no mercado globalizado, ou Empresas e Profissionais se capacitam ou sua sustentabilidade e continuidade ficam coprometidos gravemente e sob-risco de desaparecerem.

“Lembro que sua inépcia, inobservância, inação e omissão, hão de marcar registro em sua lápide.”

AUTORES: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, analista, assessor, consultor, professor, escritor e palestrante, só u ser humano;

LEVY DA COSTA SALES, meu neto de 1 ano e 11 meses, mentor intelectual.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.4065 5.4145
Atualizado em: 28/03/2024 19:16