Fatel

Notícias

Nome sujo não tira vaga de emprego

Ninguém quer ficar endividado e devendo na praça

Ninguém quer ficar endividado e devendo na praça e, em tempos de crise financeira e alto índice de desemprego, esta situação pode ser inevitável. Diante desse cenário, algumas dúvidas surgem. A negativação do meu nome pode me impedir de assumir um cargo em uma empresa?

O SPC e Serasa são os principais órgãos responsáveis por cadastrar o seu nome em seus respectivos bancos de dados em caso de inadimplência. Vale ressaltar que são empresas distintas, mas possuem bancos de dados interligados. Ou seja, se você estiver em um deles, automaticamente estará no outro. Com o nome sujo, você encontrará dificuldades em conseguir aprovação para fazer empréstimos, cartões de créditos, abrir uma conta corrente em um banco, entre outras restrições. E só! Não há prejuízo para quem quer encontrar trabalho.

O Ministério Público do Trabalho considera discriminatório o empregador usar como filtro de recrutamento a consulta aos serviços de proteção ao crédito. A prática de atos discriminatórios que antecedem a contratação está prevista na Lei 9.029/1995, a qual estabelece no art. 1º a proibição da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso ou a manutenção da relação de emprego. Em alguns casos, a restrição de crédito é levada em consideração somente em processos seletivos de certas instituições financeiras (mas em casos raríssimos e respaldados na lei, vale ressaltar).

Quando um candidato não consegue a tão sonhada vaga, os motivos são diversos:

- A pessoa não se encaixa no perfil da empresa

- A escolaridade não bate com a vaga

- O comportamento na hora da entrevista final

- O preenchimento da vaga por outro candidato mais preparado

- O cancelamento da vaga por parte da empresa

- Ou simplesmente não se candidatou para a vaga

Para Karina Pelanda, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, a consulta de CPF de candidatos e funcionários não é prática pertinente no processo de contratação: "Fazemos uma triagem com avaliações comportamentais e técnicas, sem considerar o chamado “nome sujo”. Nossos candidatos podem ficar tranquilos, não fazemos esta análise”.

Mesmo assim, há aqueles que acreditam não conseguir uma vaga por estarem com restrição no nome. A especialista da NOSSA esclarece que existem diversos motivos para uma não seleção: "Tem gente que acredita ter todas as competências para a vaga e julgam que foi esse detalhe, do nome sujo, que os desclassificou. Esquecem, ou não sabem, que para uma mesma vaga há diversos candidatos capacitados e muita gente com qualificação irá ficar de fora, por isso é normal que a empresa faça o processo completo, incluindo exames médicos e entrevista presencial, assim o contratante tem mais opções de escolha. Em nenhum momento o nome sujo é base, ou requisito, eliminar candidatos para uma vaga de trabalho, não se deixe enganar” completa Karina.

Um belo exemplo de como a qualidade do candidato é o que pesa favoravelmente é o de Mariana Orlato, que conseguiu em outubro do ano passado a vaga para trabalhar no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba:

"Tenho o nome negativado em um banco e, mesmo assim, consegui abrir conta salário para entrar trabalhar. Com relação ao trabalho de recrutamento, nunca e questionaram a respeito e não interferiu em nada. Minhas habilidades foram percebidas pela equipe de recrutadores e foi isso que me deu o trabalho" relata Orlato.

Sobre a Nossa
Criada em Curitiba no ano de 1993, a NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4528 5.4608
Atualizado em: 19/03/2024 08:27