Fatel

Notícias

BPO Financeiro é opção para empresas se manterem no mercado após a pandemia

Diretor da Itamaraty Contabilidade & Auditoria, Marcus Vinícius Apóstolo, explica os benefícios da modalidade

Recursos raros, decisões difíceis e mudança de foco. Essas são algumas situações que a pandemia da covid-19 trouxe para muitos empresários em 2020. Com a nova realidade, será preciso se reinventar para aproveitar todas as oportunidades disponíveis para se manter em um mercado repleto de incertezas. Neste cenário, desponta uma luz no fim do túnel: o BPO Financeiro (Business Process Outsourcing).

Micro e pequenas empresas já têm apostado nessa modalidade, em que se contrata uma empresa especializada para cuidar dos departamentos administrativo e financeiro do negócio, respaldando o empresário em questões burocráticas e cuidando do fluxo de caixa.

“Um número bem pequeno de empresas já vem se beneficiando desta prática, mas infelizmente a maioria ainda desconhece o serviço ou não conseguiu parar para avaliar o enorme benefício que pode ter”, afirma o diretor da Itamaraty Contabilidade & Auditoria, Marcus Vinícius Apóstolo.

Em uma conta rápida e superficial, é possível dizer que o serviço de BPO Financeiro – que oferece, por um custo menor, um profissional capacitado para administrar as finanças da empresa – tem em média um valor de R$ 800, no interior de São Paulo. Já um profissional do mercado, com capacitação e experiência, possui um salário de mais de R$ 2 mil, variando de acordo com os benefícios e demais encargos.

“Muitas empresas infelizmente desligarão ou até já desligaram seu auxiliar financeiro em consequência da quarentena. Ao retomar as atividades em sua plenitude, precisarão de um especialista com conhecimento e com um custo acessível. Neste caso, podemos dizer que somente o BPO Financeiro poderá suprir toda essa necessidade”, explica Marcus Vinícius.

O especialista lista os benefícios da modalidade:

- Ter um profissional capacitado para cuidar das finanças, como contas a pagar e contas a receber;

- Conhecimento do fluxo de caixa da próxima semana ou mês;

- Isenção de exigências trabalhistas;

- Não há preocupação com rotatividade de colaboradores ou férias/atestados/13º salário;

- Custo mais baixo se comparado à contratação de profissional capacitado.

“O maior benefício que o BPO Financeiro pode oferecer ao empresário é a desoneração dos serviços burocráticos para que ele possa focar no core business. Atualmente, o que vemos são empresários operacionalizando ao invés de estarem focados na estratégia do negócio”, aponta o diretor da Itamaraty Contabilidade & Auditoria.

Para o especialista, a nova realidade da economia brasileira trará um novo olhar do empresário para o BPO Financeiro. “A procura deve crescer mais, nos próximos meses, e isso fará a diferença nos negócios que se reerguerão e que resultarão em números positivos após a pandemia”, comenta Marcus Vinícius Apóstolo.

Sobre a Itamaraty Contabilidade & Auditoria

A Itamaraty Contabilidade & Auditoria é uma das principais referências em contabilidade da região de São José do Rio Preto (SP), desde 1981. Possui uma equipe formada por 90 colaboradores que atendem mais de 400 clientes e expertise em diversos setores de negócios, como factoring, comércio, confecção, indústria e agronegócios. Entre os principais serviços prestados estão gestão contábil, gestão fiscal, gestão de pessoas, consultoria e assessoria em abertura de empresas, além de atendimento a pessoas físicas em serviços como declaração do Imposto de Renda e elaboração de folha de pagamento de empregados domésticos. Desde 2014, a empresa possui um projeto de capacitação chamado Itamaraty Educativa, uma escola de cursos técnicos nas áreas contábil, departamento pessoal e fiscal que forma profissionais em toda a região.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos

Agenda Tributária

Período: Julho/2020
D S T Q Q S S
   01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Cotação Dólar