Fatel

Notícias

Quais são as Despesas Fixas e por que diferem das demais?

Uma pessoa tem cuidados distintos para com o seu corpo.

Autor: Gilmar DuarteFonte: O Autor

Na administração empresarial é da mesma forma, ou seja, os desembolsos para equipar uma empresa têm tratamento desigual das despesas fixas ou dos custos de aquisição de uma mercadoria.

O investidor que deseja abrir um estabelecimento comercial de brinquedos infantis, por exemplo, planeja o gasto e acompanha para que não extrapole, pois os cálculos foram efetuados para que o capital investido retorne num determinado prazo.

Quando a empresa entra em operação, são necessários outros gastos que são divididos em Uma pessoa tem cuidados distintos para com o seu corpo. A higiene bucal difere daquela em relação ao cabelo ou a pele. custos de aquisição das mercadorias, despesas variáveis de vendas e as despesas fixas, objeto deste mini artigo.

Há certa confusão com o termo “despesas fixas” devido a não ser, necessariamente, o mesmo montante todos os meses, como a energia elétrica. No primeiro momento, ao levar ao pé da letra, fixo é aquilo que está sempre igual. Portanto, na contabilidade e também na administração de custos e preços, despesas fixas são aquelas que não variam de acordo com o volume de vendas (ou produção, se a atividade é industrial). A conta da energia elétrica oscila de um mês para o outro, porém sua motivação não são as vendas, e sim, outros fatores, como o calor e a necessidade de ligar os aparelhos de ar-condicionado. Com os salários fixos ocorre o mesmo: a folha de pagamento pode variar devido a reajuste salarial, promoções, contratações ou demissões de empregados, faltas, horas extras, gratificações etc.

A comissão de venda e seus reflexos, que também fazem parte da folha de pagamento, não são despesas fixas, uma vez que variam de acordo com o volume das vendas. Quanto mais vender, maior será esta despesa. Com isso, serão classificadas em outro grupo – despesas de comercialização.

Quanto menor as despesas fixas, melhor para a empresa, pois, normalmente, nada contribuem para o aumento das vendas. É sabido que o lucro líquido da empresa só começará a aparecer depois de deduzidos os custos de aquisição, despesas de comercialização e a despesas fixas.

Conforme já foi mencionado, as despesas fixas são todas aquelas que não variam de acordo com as vendas (ou produção, se for indústria). As mais comuns são: salários e encargos sociais e trabalhistas, pró-labore, depreciação, aluguel, condomínio, IPTU, energia elétrica, água, telefone, internet, serviços de terceiros (software, contador, advogado etc.), material de expediente, seguro, cursos e treinamentos, manutenções, despesas de viagens e tarifas bancárias.

Alguns dos desembolsos acima, dependendo da origem, poderão não ser despesas fixas. Para exemplificar, o aluguel no Shopping Center geralmente é um percentual das vendas, mas costuma ter um valor mínimo, e esta parcela, deverá ser classificada no grupo das despesas fixas, e o que ultrapassar, em despesas de comercialização.

O principal objetivo das despesas fixas diferirem das demais é em função de que estas não contribuem para maximizar as vendas, dessa forma, deverá haver um controle para acompanhar sua evolução em relação ao faturamento. Quando a empresa possui a contabilidade e o gestor recebe o balancete mensal (que contém todos os grupos de despesas), fica muito fácil fazer a gestão das despesas fixas.

Quando a precificação é com base nos custos e se deseja introduzir o lucro líquido, é fundamental escolher um critério para a apropriação (rateio) das despesas fixas. A prática mais comum no comércio é aplicar o percentual que representa sobre o faturamento médio.

Gilmar Duarte é palestrante, contador, diretor do Grupo Dygran, autor dos livros "Honorários Contábeis", “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e “Formação prática do preço de venda para empreendedores do comércio”.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0018 5.0021
Euro/Real Brasileiro 5.3995 5.4075
Atualizado em: 28/03/2024 13:17