Fatel

Notícias

Revolucionando serviços financeiros

Podemos democratizar o acesso ao crédito no Brasil e ajudar os trabalhadores

A economia brasileira está em queda livre há alguns anos. Pequenas empresas fecham diariamente, a dívida pessoal aumenta à medida que os salários são pagos tardiamente, se é que o são, e as taxas de desemprego se recusam a cair. Mas, uma parte da economia ainda está voando alto, e enquanto a miséria se torna cada vez mais evidente em nossas vidas diárias, os bancos registram margens de lucros crescentes a cada trimestre.

No pior momento da atual crise financeira, entre 2014 e 2017, os cinco maiores bancos do Brasil (Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa) registraram lucros combinados de mais de R$ 244 bilhões. Se as pessoas estão comprando menos e as empresas estão vendendo menos, como os bancos estão indo tão bem?

Muitos não percebem que os encargos bancários e as taxas de juros são mais altos no Brasil do que em qualquer outro lugar do mundo. As taxas bancárias aumentam em números muito mais altos que a inflação todos os anos. Até um quarto dos lucros do banco são provenientes de taxas bancárias e os brasileiros pagaram mais de R$ 27 bilhões em taxas em 2017. Por que isto acontece? Certamente, o salário mínimo no Brasil não é maior do que em qualquer outro lugar do mundo. Então, por que os brasileiros pagam proporcionalmente mais pelo sistema bancário do que as pessoas da Europa?

A maioria dos brasileiros de baixa a média renda gastam até 20% de seu salário mensal em tarifas bancárias. Quando os pagamentos de empréstimos estão atrasados, as taxas de juros aumentam de forma vertiginosa, e muitas vezes pagamos múltiplos do preço de varejo de um item, uma vez que o banco tenha sido totalmente liquidado. Eles não têm acesso a crédito pessoal ou serviços financeiros formais. O dia-a-dia está em caixa, as economias são inéditas e as emergências trazem uma sensação de pânico.

No Brasil, quase metade da população não é bancarizada. As pessoas não confiam nos bancos, os bancos não confiam nelas ou elas não podem pagar as taxas envolvidas. Quando uma emergência financeira surge, as famílias enfrentam uma crise e são frequentemente forçadas a penhorar preciosas heranças ou a obter empréstimos de um emprestador de dinheiro ou até mesmo de um traficante de drogas local. É evidente que esses empréstimos também têm taxas de juros, e os pagamentos atrasados podem ter consequências sórdidas.

É hora de nos livrarmos do intermediário. É desnecessário continuar pagando taxas extravagantes ditadas por banqueiros gananciosos. A Airfox criou uma solução para isso. Os usuários do aplicativo para Android podem simplesmente fazer e receber pagamentos sem pagar um único centavo em taxas de transação. A solução pode ser usada para pagar contas de serviços públicos, adicionar crédito a telefones celulares e bilhetes de transporte, bem como toda uma série de outros recursos que estamos trabalhando atualmente para facilitar a vida das famílias da classe trabalhadora no Brasil e além.

A recente parceria estratégica da Airfox com a Via Varejo é exemplo de confiança. Centenas de milhares de clientes da Casas Bahia podem usar a ferramenta para fazer pagamentos mensais, eliminando filas intermináveis em bancos e loterias.

As possibilidades são infinitas neste caminho. Finalmente, podemos democratizar o acesso ao crédito no Brasil. Nós podemos ajudar a capacitar famílias da classe trabalhadora.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4219 5.4719
Atualizado em: 19/03/2024 00:48