Fatel

Notícias

Reter talentos ainda é desafio para as empresas brasileiras

De acordo com pesquisa, país ocupa a 80ª posição na categoria de retenção de talentos

O perfil do profissional, assim como suas exigências na hora de avaliar uma vaga de emprego, mudaram. Atualmente, uma empresa não se torna atraente apenas pela remuneração que oferece aos colaboradores, mas, também, aos benefícios que disponibiliza, visando o bem-estar do profissional. Assim, o desafio das organizações em reter e atrair talentos, se tornou ainda maior. De acordo com o Índice de Competitividade Global de Talentos 2020, realizado por Adecco, Insead e Google, o Brasil ficou com o 80º lugar, entre 132 nações, na categoria de retenção de talentos.

Diante destes dados, é possível notar que o mercado de trabalho, em geral, vem sofrendo mudanças e é preciso que as empresas acompanhem as novas demandas. “A forma de atrair e reter talentos se tornou ainda mais complexa, tendo em vista que, para isso, é necessário adotar um novo modelo de gerir os colaboradores. Para isso é preciso tomar medidas práticas para que os profissionais sintam-se valorizados pela organização”, afirma a diretora de recursos humanos da RB, Cineide Jorge.

Manter um clima organizacional saudável é um dos pontos que deve ser levado em consideração pelas empresas, além da importância de traçar um plano de carreira para os colaboradores, com o objetivo de deixá-los motivados, afirma a executiva. “Os profissionais de hoje se importam com as oportunidades de crescimento e aprendizado dentro de uma empresa. Por isso, uma forma de reter talentos é mapear qualificações necessárias para que ele possa se desenvolver dentro da organização”, ressalta.

Outro levantamento realizado pela empresa global de consultoria organizacional, Korn Ferry, mostrou que o turnover para os profissionais que mudam constantemente de emprego, chamados de nômades de carreira, tende a reduzir em 21% quando se sentem estimulados e conseguem alcançar seus objetivos profissionais. Para que isso aconteça, a especialista explica que é necessário que os gestores realizem um feedback contínuo com seus times, para mantê-los inspirados. “Os profissionais precisam se sentir reconhecidos pela empresa em que atuam. Por isso, manter, com frequência, uma conversa clara e objetiva, para alinhar as expectativas, é essencial para uma gestão de sucesso”, finaliza Cineide.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4523 5.4603
Atualizado em: 19/03/2024 08:07