Fatel

Notícias

Como alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

"Pense sobre seu hábitos diários e tente adaptá-los de forma que melhor se encaixe no seu dia"

Em geral, nos dias de hoje os profissionais trabalham além do horário comercial. Para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e entender o que mais os afeta nessa longa jornada de trabalho, Kevin Gibson, CEO Latam da Robert Walters, dá algumas dicas de como encontrar o balanço entre a rotina corporativa e a vida pessoal.

1. Tire um tempo para você

Isso pode parecer óbvio, mas tire férias! Trabalhar por um longo período sem um descanso pode te levar para o burn out, então uns dias off longe da rotina corporativa pode ser exatamente o que você precisa para ajudar a equilibrar a sua vida. Uma escapadinha pode fazer você se sentir totalmente novo e pronto para retornar as suas atividades.

2. Mude a sua rotina

Pense sobre seu hábitos diários e tente adaptá-los de forma que melhor se encaixe no seu dia. Seus e-mails são a primeira coisa que você checa quando acorda pela manhã? Não sinta medo de se desligar – pelo contrário, espere até chegar no escritório antes de olhar seus e-mails e gaste seu tempo de outra forma. Você pode considerar meditação pela manhã ou ler um livro enquanto você se desloca ao trabalho. Caso você dirija ao trabalho, crie uma playlist com as suas músicas preferidas para se distrair do trânsito. Se você sempre vai à academia pela manhã, por que não tenta ir durante o seu intervalo de almoço? Pode ser uma boa forma de te relaxar e te deixar mais focado na parte da tarde.

3. Converse com alguém

Não tenha medo de conversar com alguém internamente (seja seu chefe, um mentor ou alguém do RH) e dizer que você está não está bem. Se possível, eles podem ajudar a diminuir sua carga de trabalho e criar uma rotina mais balanceada. Você pode se surpreender com a forma como os empregadores podem ser compreensivos quando percebem que você está achando as coisas difíceis e as medidas que eles podem tomar para tentar melhorar as coisas.

Opções a longo prazo

1. Trabalhe com flexibilidade

Trabalhar com flexibilidade significa mudar seus horários ou localização dependendo das suas circunstâncias. Tente trabalhar de casa uma ou duas vezes na semana – não apenas vai te economizar tempo de viagem, mas também aumentar potencialmente sua produtividade por estar longe das distrações do escritório. Ou, se você tiver filhos, talvez você prefira estar em casa na parte da tarde e então poderia pensar em começar o seu dia mais cedo.

2. Faça home-office

Geralmente, funções internas significam não ter a pressão adicional de monitorar e registrar horas faturáveis; inevitavelmente, permitindo maior flexibilidade. No entanto, trabalhar em casa não significa que você estará trabalhando menos – significa apenas que você pode trabalhar com mais foco sem as distrações do escritório e poupar o tempo que gastaria no trânsito por exemplo.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4606 5.4686
Atualizado em: 19/03/2024 04:17