Fatel

Notícias

A importância do bem-estar físico e mental no cenário de pandemia

As consequências do COVID-19 para o país são numerosas e implicam na adoção de uma nova concepção sobre o estilo de vida e o bem-estar social

ente todas as regiões do planeta possuem países cujo quadro de contágio se espalhou e representa um estado de alerta generalizado. No Brasil, o vírus teve seu aumento evidenciado no início do mês de março e hoje cresce em um ritmo preocupante para as autoridades e claro, a população como um todo. Medidas de emergência foram e estão sendo tomadas, entre elas, o decreto de quarentena por parte da maioria dos estados nacionais escancarou uma nova realidade de isolamento social para vários segmentos e camadas da sociedade. Por parte da população, a preocupação com o bem-estar físico e mental diante esse contexto tem crescido exponencialmente, o que é justificável.

O momento é de conscientização sobre os riscos que a pandemia oferece. Se a quarentena temporária é uma alternativa viável e reduz a contaminação através de aglomerações, há de se levar em consideração sua importância. Diante o cenário, empresas e organizações de todos os tamanhos buscam opções acessíveis para atravessar esse problema sem grandes impactos ou perdas significativas. Entre uma das saídas, o home office consolidou-se para a continuidade de atividades trabalhistas em meio à crise. É unanimidade entre os especialistas ao redor do mundo que os prejuízos mentais durante esse período devem sim se tornar alvo de atenção por parte das pessoas.

Como passar por esse isolamento social, abdicando de uma rotina estabelecida e da interatividade, sem maiores prejuízos físicos e psicológicos? Preparei um artigo para auxiliar as pessoas nesse sentido. Acompanhe!

Tecnologia é aliada do bem-estar

O sentimento de solidão e isolamento provocado pela quarentena, apesar de necessária e fundamental para amenizar o quadro de contágio, pode causar sentimentos nocivos ao lado psicológico e até lançar pessoas a condições específicas que carecem de atenção e cuidado profissional, como depressão e ansiedade excessiva.

Na internet, temos à disposição uma série de aplicativos e ferramentas que proporcionam a troca de informação rápida e em tempo real, ignorando qualquer obstáculo de distanciamento. O ato de simplesmente ver e conversar com semelhantes em um momento tão delicado, já servirá de alento para os que mais sofrem com o isolamento.

Filtro de notícias: um hábito indispensável

Diariamente, uma quantidade absurda de informações é levantada por veículos e redes sociais. Nem sempre elas possuem um grau aceitável de relevância e compromisso com a verdade. Por isso, não se deixar levar pelo bombardeio de notícias disseminadas é fundamental para preservar a sanidade mental e encarar a situação com tranquilidade.

Atentar-se a comunicados de especialistas e médicos que procuram com fervor métodos para lidar com a pandemia é um hábito indispensável. São eles os responsáveis por auxiliar a população da melhor maneira possível, colocando nossa saúde como prioridade imutável.

Crie sua própria rotina de trabalho

Estar em casa não é sinônimo de abdicar de horários e deixar que os dias passem sem parar. Estabelecer horas específicas para acordar e realizar o home office, por exemplo, é uma prática simples, mas que reproduz a sensação de produtividade que tanto necessitamos. Nossa mente, em analogia direta, é como um músculo que precisa ser exercitado.

A cultura organizacional não é só compartilhada, também é individual. Se uma empresa só funciona dessa forma, não se pode esperar que um profissional faça suas tarefas com excelência se o mesmo não apresenta nenhum tipo de cuidado e organização com suas atividades.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4528 5.4608
Atualizado em: 19/03/2024 08:10