Fatel

Notícias

Você só será um líder fora da curva se fizer estas perguntas

Ser um líder significa que você está sempre elaborando perguntas para se tornar melhor. Veja algumas questões fundamentais para fazer aos seus liderados:

É comum que façamos diversas perguntas quando estamos começando uma carreira. Ao conquistarmos novos cargos, deixamos de questionar e passamos a explicar. Mas a verdade é que os líderes não devem ter medo de parecer sem confiança ou sem conhecimento: perguntar é uma atividade que cresce junto com o sucesso.

Scott Taylor, empreendedor americano no ramo de esportes e restaurantes, conversou com o portal Inc.com sobre como ser um líder fora da curva significa fazer perguntas aos funcionários - e assim, proporcionar benefícios a todos.

"Se você quer cultivar uma equipe confiante, empoderada e motivada, é essencial estar presente e perguntar sem medo de receber outros pontos de vista", afirmou Taylor. "Ser um líder significa ter a habilidade de sempre procurar maneiras de melhorar não apenas seu negócio, mas o time que o apoia. E esse esforço começa com as perguntas."

Taylor deu alguns exemplos de quais questões devem estar na sua lista. Você será um líder fora da curva se fizer estas perguntas:

Para criar confiança: "Para onde devo direcionar esforços de forma ajudá-lo a cumprir sua função?"
Separe um tempo da sua agenda para encontros individuais. Realizar perguntas sobre o trabalho específico de cada funcionário mostra que você confia em seu potencial de cumprir metas, mas pode ajudá-lo quando for necessário. "Fazer essas perguntas dá a oportunidade de os funcionários explicarem informações vitais", disse Taylor.

Para estabelecer transparência: "Como é um dia de trabalho típico para você? E o que ajudaria a melhorar a produtividade da sua equipe?"
Você nem sempre terá uma visão completa de cada detalhe e responsabilidade dos seus liderados. Perguntas nesse sentido mostrarão interesse genuíno no sucesso deles e na eliminação de tarefas improdutivas.

Para motivar sua equipe: "Qual você acha que é a melhor resposta?"
Quando a empresa passa por um grande problema, apenas o fato de sentar junto de seus funcionários mostra que você valoriza a opinião deles. Mostrando que a resposta está dentro do conhecimento adquirido pela equipe, você incentiva um pensamento orientado para a resolução de problemas. Também incentiva que eles trabalhem para adquirir ainda mais conhecimento.

Para explorar objetivos de carreira: "Onde você quer estar em até cinco anos dentro da empresa? Como posso ajudá-lo nessa meta?"
Tire tempo para realmente conhecer seu time e aprender quais são suas motivações pessoais para atingir o sucesso. Explore seus interesses de carreira e também interesses que vão além dos negócios. A atitude mostra aos funcionários que eles são mais do que números. Reconhecê-los como pessoas melhorará sua comunicação e os laços de confiança.

Para preservar uma boa cultura de trabalho: "Alguma vez você já foi menosprezado? Como você se sentiu?"
Uma boa cultura de trabalho pode ser o diferencial da sua empresa em relação às concorrentes. Verifique se funcionários antigos e novos estão alinhados com os valores e com o modo de trabalho do seu negócio.

Taylor conta que sempre pergunta aos funcionários como seus funcionários chegaram até a companhia -- se houve algo que os magoou anteriormente. Depois, Taylor conta uma história pessoal de mudança. A conversa cria uma relação mais forte entre o líder e o liderado.

Fazer perguntas mais profundas estimula o mesmo comportamento na equipe, mesmo que você não esteja presente. Segundo Taylor, "não existem perguntas ruins ou perguntas demais". A chave é "aprender como perguntar e como responder com foco em uma cultura de trabalho mais colaborativa e honesta".

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.4065 5.4145
Atualizado em: 28/03/2024 19:43